Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular Tecnologias I
Pelas alunas Dulce, Olesya e Maraci
Tema:
Atitudes e Grupos de Discussão
DEFINIÇÃO DE ATITUDE
Por atitude entendemos um processo de consciência individual que determina atividade reais
ou possíveis do indivíduo no mundo social.
Thomas e Znaniecki, 1915, p. 22
Tendência ou predisposição adquirida e relativamente estável para agir, pensar ou sentir de
uma determinada forma (positiva ou negativa) face a um objeto, pessoa, situação, grupo
social, instituição, conceito ou valor.
Nossa predisposição aprendida em relação aos outros.
As atitudes referem-se a experiências subjetivas:
Expressam o posicionamento de um indivíduo ou de um grupo, construído a partir da sua
história e, portanto, possuem um carácter aprendido.
Componentes da atitude
Atitude é a resposta cognitiva, afetiva e prática em relação a um objeto específico qualquer.
É o conceito de comportamento.
- Componente cognitivo – pensamentos e crenças
- Componente afetivo ou emocional - sentimentos
- Componente comportamental ou prático – ações
MEDIÇÃO DAS ATITUDES
Thurstone, em 1928, refere que “as atitudes podem ser medidas”.
A técnica de medição das atitudes são divididas em 3 grupos
- Cognitiva
- Afetiva
- Comportamental
A forma mais comum de medir atitudes é através da escala de atitudes
As atitudes são susceptíveis de serem medidas, de ser avaliada a sua direção e
intensidade, que permite efetuar comparações entre os indivíduos e os grupos.
Medidas verbais Através da escala de likert
Fisiológicas: O nosso corpo é um relator mais verdadeiro dos nossos sentimentos ( ex. suor
nas mãos, corar, o coração a bater
Comportamentais: Referem-se a observações de comportamentos que passam
completamente desapercebidas aos sujeitos.
ESCALA DE LICKERT (LICKERT, 1932)
Centra o processo nos sujeitos respondentes e prescinde da tarefa de avaliação dos juízes,
pelo que os investigadores selecionam os itens com base na experiência, intuição ou pré-
testes
É dada uma série de perguntas, sendo cada uma delas cotada numa escala de 5 pontos: de
( ) forte concordância
( )concordância
( ) indecisão
( )discordância
( ) forte discordância.
O grupo
É entendido como um conjunto conhecido de pessoas que são interdependentes na tentativa
de realização de objetivos comuns, e visam a um relacionamento interpessoal satisfatório.
Num grupo, cada uma das pessoas ajuda as outras e é apoiada por elas, mas também
surgem dificuldades causadas pelos outros, quer diretamente, quer por projeção sobre seus
problemas.
O tamanho do grupo é um fator que contribui à intimidação e ao caráter cerimonioso do
mesmo.
Discussão de Grupo
Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de
respondentes e direciona sua discussão sobre o tema, de uma maneira não-estruturada e
natural.
(Parasuraman, 1986: 245)
Outro Conceito de Discussão de Grupo
Focus group ou em português "discussões de grupo" é uma técnica utilizada na pesquisa
qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada
De entre 8 e 12 participantes, com duração entre uma hora e meia e duas horas
Devem ser coordenadas por um moderador experimentado.
O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro
dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir.
Discussão em grupos,
É um método didático de grande potencialidade, particularmente para o ensino de
administração. A maior vantagem do método é que o aluno não é um passivo recebedor de
informações, mas participa ativamente falando e discutindo com seus colegas, o que
proporciona desenvolvimento de aptidões de relações interpessoais.
Caraterísticas
É apropriado quando o objetivo é explicar como as pessoas consideram uma experiência,
uma idéia ou um evento, visto que a discussão durante as reuniões é efetiva em fornecer
informações sobre o que as pessoas sentem ou pensam ou, ainda, sobre a forma como
agem.
Ter sempre em conta o que o grupo deve ficar a saber, o que será importante que fique a
saber e o que seria conveniente que soubesse.
Discussão em pequenos grupos
É muito útil para desenvolver atitudes. Partilhar de experiências grupais bem sucedidas
oferece a oportunidade de desenvolver impressão favorável a respeito do objeto de
discussão, do processo e das pessoas nela envolvida.
Discussão em Grandes grupos
O Grupo de Discussão é um momento quando os alunos que estão em estágios têm a
oportunidade de trocar informações com seus colegas de turma, têm a liberdade de
expressar suas experiências. Além disso, é a oportunidade para o coordenador e os
supervisores de estágio poderem falar sobre a profissão, seus aspectos rotineiros e ética
profissional”.
Vantagens
Permite abordar vários temas e um grande número de indivíduos num curto espaço de tempo
Proporciona a apresentação de conceitos mais vastos e de algumas questões polémicas
Possibilita uma relação direta entre o Facilitador e o grupo.
.
Desvantagens
Corre o risco de se tornar monótona, se não for preparada com antecedência.
Não presta atenção especial a um indivíduo em particular e não facilita o diálogo.
Condiciona a participação do grupo.
Inibe o relacionamento interpessoal
Algumas normas de condução de reuniões presenciais.
Ouso de técnicas de trabalho em grupo não é suficiente para as atividades em grupo
Os conceitos relativos ao grupo, os conceitos relativos ao indivíduo que faz parte de um grupo
As relações sociais desempenhadas em um grupo
A formalidade do trabalho em grupo
O tamanho do grupo
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