Atitudes e Grupos de Discussão


Trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular Tecnologias I

Pelas alunas Dulce, Olesya e Maraci

Tema: 
Atitudes e Grupos de Discussão


DEFINIÇÃO DE ATITUDE

Por atitude entendemos um processo de consciência individual que determina atividade reais 

ou possíveis do indivíduo no mundo social.                
                                                                             Thomas e Znaniecki, 1915, p. 22

Tendência ou predisposição adquirida e relativamente estável para agir, pensar ou sentir de 

uma determinada forma (positiva ou negativa) face a um objeto, pessoa, situação, grupo 

social, instituição, conceito ou valor. 

Nossa predisposição aprendida em relação aos outros.

As atitudes referem-se a experiências subjetivas: 

Expressam o posicionamento de um indivíduo ou de um grupo, construído a partir da sua 

história e, portanto, possuem um carácter aprendido.

Componentes da atitude

Atitude é a resposta cognitiva, afetiva e prática em relação a um objeto específico qualquer. 

É o conceito de comportamento.
  • Componente cognitivo – pensamentos e crenças
  • Componente afetivo ou emocional - sentimentos
  • Componente comportamental ou prático – ações
MEDIÇÃO DAS ATITUDES


Thurstone, em 1928,  refere que “as atitudes podem ser medidas”.

A técnica de medição das atitudes são divididas em 3 grupos
  • Cognitiva 
  • Afetiva
  • Comportamental
A forma mais comum de medir atitudes é através da escala de atitudes

As atitudes são susceptíveis de serem medidas, de ser avaliada  a sua direção e 

intensidade, que permite efetuar comparações entre os indivíduos e os grupos.

Medidas verbais Através da escala de likert

 Fisiológicas: O nosso corpo é um relator mais verdadeiro dos nossos sentimentos ( ex. suor 

nas mãos, corar, o coração a bater 

Comportamentais: Referem-se a observações de  comportamentos que passam 

completamente desapercebidas aos sujeitos.

ESCALA DE LICKERT (LICKERT, 1932)

Centra o processo nos sujeitos respondentes e prescinde da tarefa de avaliação dos juízes, 

pelo que os investigadores selecionam os itens com base na experiência, intuição ou pré-

testes

É dada uma série de perguntas, sendo cada uma delas cotada numa escala de 5 pontos: de 
( ) forte concordância
( )concordância
( ) indecisão
( )discordância 
( ) forte discordância.

O grupo 

É entendido como um conjunto conhecido de pessoas que são interdependentes na tentativa 

de realização de objetivos comuns, e visam a um relacionamento interpessoal satisfatório. 

Num grupo, cada uma das pessoas ajuda as outras e é apoiada por elas, mas também 

surgem dificuldades causadas pelos outros, quer diretamente, quer por projeção sobre seus 

problemas. 

O tamanho do grupo é um fator que contribui à intimidação e ao caráter cerimonioso do 

mesmo.

Discussão de Grupo

Uma discussão objetiva, conduzida ou moderada que introduz um tópico a um grupo de 

respondentes e direciona sua discussão sobre o tema, de uma maneira não-estruturada e 

natural.
                                                                                                      (Parasuraman, 1986: 245)

Outro Conceito de Discussão de Grupo

Focus group ou em português "discussões de grupo" é uma técnica utilizada na pesquisa 

qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada 

De entre 8 e 12 participantes, com duração entre uma hora e meia e duas horas 

Devem ser coordenadas por um moderador experimentado. 

O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro 

dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir.

Discussão em grupos, 


É um método didático de grande potencialidade, particularmente para o ensino de 

administração. A maior vantagem do método é que o aluno não é um passivo recebedor de 

informações, mas participa ativamente falando e discutindo com seus colegas, o que 

proporciona desenvolvimento de aptidões de relações interpessoais.

Caraterísticas

É apropriado quando o objetivo é explicar como as pessoas consideram uma experiência, 

uma idéia ou um evento, visto que a discussão durante as reuniões é efetiva em fornecer 

informações sobre o que as pessoas sentem ou pensam ou, ainda, sobre a forma como 

agem.

Ter sempre em conta o que o grupo deve ficar a saber, o que será importante que fique a 

saber e o que seria conveniente que soubesse.

Discussão em pequenos grupos

É muito útil para desenvolver atitudes. Partilhar de experiências grupais bem sucedidas
oferece a oportunidade de desenvolver impressão favorável a respeito do objeto de 

discussão, do processo e das pessoas nela envolvida.

Discussão em Grandes grupos

O Grupo de Discussão é um momento quando os alunos que estão em estágios têm a 

oportunidade de trocar informações com seus colegas de turma,  têm a liberdade de 

expressar suas experiências. Além disso, é a oportunidade para o coordenador e os 

supervisores de estágio poderem falar sobre a profissão, seus aspectos rotineiros e ética 

profissional”. 

Vantagens

Permite abordar vários temas e um grande número de indivíduos num curto espaço de tempo

 Proporciona a apresentação de conceitos mais vastos e de algumas questões polémicas

Possibilita uma relação direta entre o Facilitador  e o grupo.
.

Desvantagens


Corre o risco de se tornar monótona, se não for preparada com antecedência.

Não presta atenção especial a um indivíduo em particular e não facilita o diálogo.

Condiciona a participação do grupo.

 Inibe o relacionamento interpessoal

Algumas normas de condução de reuniões presenciais. 

 Ouso de técnicas de trabalho em grupo não é suficiente para as atividades em grupo

Os conceitos relativos ao grupo, os conceitos relativos ao indivíduo que faz parte de um grupo

As relações sociais desempenhadas em um grupo

A formalidade do trabalho em grupo 

O tamanho do grupo




















































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