Métodos Pedagógicos


Métodos Pedagógicos

Método Expositivo
Método Interrogativo
Método Demonstrativo
Método Ativo



Métodos:

   Método Expositivo
  • Centrado nos conteúdos (saber-saber);
  • Comunicação unilateral;
  • Relação rígida e formal;
  • Formandos passivos.

Usar em caso de:
  • Necessidade de expor as suas ideias ao grupo;
  • Explicar conceitos de maneira indutiva;
  • Transmitir diretrizes para a execução de uma atividade;
  • Apresentação de um novo tema.

O formador deve:
  • Selecionar as informações a transmitir;
  • Identificar e/ou criar exemplos;
  • Organizar a sequência de ideias;
  • Resumir os tópicos da exposição.
Vantagens
  • O formador domina por completo o rumo da sessão.
  • Permite transmitir múltiplos conteúdos.
  • Adequado a turmas numerosas.

Desvantagens
  • Pode tornar-se cansativo;
  • Não permite aos formandos qualquer iniciativa;
  • O feedback não é feito de uma forma parcial e contínua.



Método Interrogativo
  • Promove o saber-saber e saber-fazer;
  • Formandos motivados e participativos;
  • Relação menos formal;
  • Reforço positivo ao formando;
  • Controlo da aprendizagem pelo formando.

Vantagens
  • Os conhecimentos essenciais são evidenciados pelos formandos;
  • Subordinação lógica: possibilita a aprendizagem estruturada e significativa;
  • Feedback constante;
  • Motiva e facilita a comunicação;
  • Obriga a pensar, planificar e gerir a aprendizagem na globalidade;
  • Método individualizado;

Desvantagens
  • Pode bloquear a criatividade e a iniciativa;
  • Despersonaliza a comunicação formando/formador e os formandos entre si;
  • A construção dos módulos é morosa.







Tipos de Perguntas:
  • MEMÓRIA (implicam o relembrar de informação específica);
  • RACIOCÍNIO (levam o formando a pensar e a desenvolver a sua informação);
  • CRIATIVAS (exigem do formando soluções novas e originais);
  • PESSOAIS (suscitam no formando a expressão de opiniões, sentimentos e valores pessoais);
  • ABERTAS (as respostas conseguem-se através de uma elaboração diferente de indivíduo para indivíduo e podem ter várias respostas aceitáveis);
  • FECHADAS (apenas têm uma única resposta correta).

    Método Ativo

    O formando organiza o seu próprio programa e forma-se através de atividades de aprendizagem orientadas pelo formador.
    Condensa os três saberes:
    • saber-saber, o saber-fazer e o saber-estar;
    • Desenvolve potencialidades e atitudes;
    • Espírito de iniciativa e criatividade;
    • Favorece o trabalho de grupo;
    • Relação informal e aberta;
    • Comunicação multilateral.

    Vantagens
    • Deixa lugar à iniciativa e autonomia;
    • Permite exercer atividades variáveis;
    • Promove espírito de equipa;
    • Aumenta a capacidade de autonomia.

    Desvantagens
    • Nem sempre se corrige de imediato os desvios;
    • Não é aplicável a populações muito heterogéneas;
    • Pode levar a conflitos causados por diferentes opiniões

      Método Demonstrativo
    Baseado no conhecimento do formador e na sua competência para exemplificar uma prática que se deseja repetida e depois apreendida (saber-fazer);Possibilita o ensino individual ou em grupo.

    O QUE OUÇO ESQUEÇO,    O QUE VEJO LEMBRO,
    O QUE FAÇO APRENDO”.

    Vantagens
    • Permite a participação dos formandos discutindo, dialogando, observando e realizando;
    • Dado o contacto pessoal, provoca uma atenção de parte a parte;
    • Provoca uma grande motivação dos formandos com bases sólidas;
    • Individualização da aprendizagem
    • Adequa-se às diferentes realidades.

    Desvantagens
    • Não adequado a grandes grupos;
    • Exige uma maior disponibilidade de tempo;
    • Exige muito equipamento e materiais;
    • Necessita de material pedagógico especifico;


      Sitografia:

      MÉTODOS
       E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
    http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CEkQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.forma-te.com%2Fm






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