Métodos Pedagógicos
Método Expositivo
Método Interrogativo
Método Demonstrativo
Método Ativo
Método Ativo
- Centrado nos conteúdos (saber-saber);
- Comunicação unilateral;
- Relação rígida e formal;
- Formandos passivos.
Usar
em caso de:
- Necessidade de expor as suas ideias ao grupo;
- Explicar conceitos de maneira indutiva;
- Transmitir diretrizes para a execução de uma atividade;
- Apresentação de um novo tema.
O
formador deve:
- Selecionar as informações a transmitir;
- Identificar e/ou criar exemplos;
- Organizar a sequência de ideias;
- Resumir os tópicos da exposição.
Vantagens
- O formador domina por completo o rumo da sessão.
- Permite transmitir múltiplos conteúdos.
- Adequado a turmas numerosas.
Desvantagens
- Pode tornar-se cansativo;
- Não permite aos formandos qualquer iniciativa;
- O feedback não é feito de uma forma parcial e contínua.
- Promove o saber-saber e saber-fazer;
- Formandos motivados e participativos;
- Relação menos formal;
- Reforço positivo ao formando;
- Controlo da aprendizagem pelo formando.
Vantagens
- Os conhecimentos essenciais são evidenciados pelos formandos;
- Subordinação lógica: possibilita a aprendizagem estruturada e significativa;
- Feedback constante;
- Motiva e facilita a comunicação;
- Obriga a pensar, planificar e gerir a aprendizagem na globalidade;
- Método individualizado;
Desvantagens
- Pode bloquear a criatividade e a iniciativa;
- Despersonaliza a comunicação formando/formador e os formandos entre si;
Tipos
de Perguntas:
- MEMÓRIA (implicam o relembrar de informação específica);
- RACIOCÍNIO (levam o formando a pensar e a desenvolver a sua informação);
- CRIATIVAS (exigem do formando soluções novas e originais);
- PESSOAIS (suscitam no formando a expressão de opiniões, sentimentos e valores pessoais);
- ABERTAS (as respostas conseguem-se através de uma elaboração diferente de indivíduo para indivíduo e podem ter várias respostas aceitáveis);
- FECHADAS (apenas têm uma única resposta correta).Método Ativo
O formando organiza o seu próprio programa e forma-se através de atividades de aprendizagem orientadas pelo formador.Condensa os três saberes:- saber-saber, o saber-fazer e o saber-estar;
- Desenvolve potencialidades e atitudes;
- Espírito de iniciativa e criatividade;
- Favorece o trabalho de grupo;
- Relação informal e aberta;
- Comunicação multilateral.
Vantagens- Deixa lugar à iniciativa e autonomia;
- Permite exercer atividades variáveis;
- Promove espírito de equipa;
- Aumenta a capacidade de autonomia.
Desvantagens- Nem sempre se corrige de imediato os desvios;
- Não é aplicável a populações muito heterogéneas;
- Pode levar a conflitos causados por diferentes opiniõesMétodo Demonstrativo
Baseado no conhecimento do formador e na sua competência para exemplificar uma prática que se deseja repetida e depois apreendida (saber-fazer);Possibilita o ensino individual ou em grupo.
“O QUE OUÇO ESQUEÇO, O QUE VEJO LEMBRO,O QUE FAÇO APRENDO”.Vantagens- Permite a participação dos formandos discutindo, dialogando, observando e realizando;
- Dado o contacto pessoal, provoca uma atenção de parte a parte;
- Provoca uma grande motivação dos formandos com bases sólidas;
- Individualização da aprendizagem
- Adequa-se às diferentes realidades.
Desvantagens- Não adequado a grandes grupos;
- Exige uma maior disponibilidade de tempo;
- Exige muito equipamento e materiais;
- Necessita de material pedagógico especifico;
Sitografia:
MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CEkQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.forma-te.com%2Fm
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